14 de fevereiro de 2018
A matinê aconteceu em espaços recreativos do colégio
Na última sexta-feira (09), véspera de carnaval, o Colégio Sepam promoveu matinê para seus alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. O evento trouxe a essência do movimento carnavalesco, com direito a marchinhas e fantasias.
Os pequenos tiveram uma tarde de interação entre as turmas. Na sala de dança se reuniram para brincar com os amigos com fantasias que chamavam atenção pela criatividade. Personagens do cinema e de histórias infantis estavam presentes: Batman, Homem Aranha, Elza, piratas e várias princesas, além de alguns palhaços e mascarados.
A coordenadora da Educação Infantil do Sepam, Katia Moro, comenta a importância dessas atividades para as crianças: “É o momento de celebrar a cultura, oportunidade para as crianças virem fantasiadas, um momento de diversão que proporciona aos alunos uma aula diferente com os amigos, saindo da sala de aulas para brincar, dançar e se divertir”, afirma.
Confira o vídeo que mostra um pouco da alegria das crianças na Matinê de Carnaval do Sepam!
Conhecido em Portugal como “entrudo”, o carnaval é o período que antecede a quaresma (período litúrgico que antecede a Páscoa Cristã). Durante essas festas, as pessoas jogavam umas nas outras ovos, água e farinha. Dessa maneira, chegou ao Brasil em meados do século XVII, influenciado pelas festividades carnavalescas europeias, onde as pessoas desfilavam pelas ruas usando máscaras e fantasias.
As atividades carnavalescas trabalham a linguagem lúdica ajudando no desenvolvimento das crianças, ampliando a capacidade de interagir com as pessoas através de jogos, brincadeiras e danças. Para os maiores o evento ainda auxilia no entendimento do carnaval como fenômeno histórico-cultural brasileiro.
Também participaram do evento os alunos do período integral do Colégio Sepam. “Nesta data festiva oferecemos atividades ainda mais elaboradas para as crianças. Essas atividades do período integral complementam as atividades do ensino regular. Através de oficinas de teatro, prática de esportes, xadrez, contação de história, yôga e psicomotricidade as crianças trabalham aspectos que fazem diferença na sua instrução e desenvolvimento escolar”, explica a coordenadora do período integral do Sepam, Giselle Gehlen.