20 de junho de 2018
Segundo IBGE, o voluntariado cresceu 12% no Brasil
O trabalho voluntário foi realizado por 7,4 milhões de pessoas em 2017, o equivalente a 4,4% da população brasileira com mais de 14 anos. Esse número, revelado pela última pesquisa Outras Formas de Trabalho 2017 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017 (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o voluntariado cresceu no Brasil em 12,9%.
A pesquisa mostrou que a maioria das pessoas, 91%, fazem trabalho voluntário por meio de alguma empresa, organização ou instituição. O Colégio Sepam, em Ponta Grossa, incentiva o voluntariado entre alunos e professores há mais de 20 anos. Atualmente a instituição conta com quatro projetos de protagonismo juvenil que envolvem 120 alunos. Cada estudante pode escolher aquele projeto que mais se encaixa no seu perfil e idade.
O Grupo da Cidadania, criado em 1998, é o projeto mais antigo do Sepam. Desenvolvido por alunos de 8º ano do Ensino Fundamental até alunos do Ensino Médio, o Grupo promove campanhas para arrecadar roupas, alimentos e itens de higiene para entidades beneficentes de Ponta Grossa. Outro projeto do Sepam é o Menarca, que atua há 15 anos na promoção da saúde da menina, trabalhando em escolas públicas e instituições da cidade. O diferencial que garantiu bons resultados e prêmios como da ONU/UNESCO (2003) ao projeto é a condução dos debates: as próprias alunas de 14 a 16 anos do Colégio ministram as palestras para adolescentes.
No Step by Step, desde 2007, crianças da rede municipal de ensino recebem aulas de inglês ministradas por estudantes do Ensino Médio do Sepam. “O principal motivo de participar do projeto é fazer esse trabalho sem pensar em remuneração, apenas com o ideal de compartilhar nosso conhecimento com os outros”, conta o aluno do 1º do Ensino Médio e participante do Step by Step Davi Baggio.
O mais recente dos projetos desenvolvidos pelo Colégio é o Ecopam. Neste projeto o objetivo é que alunos sensibilizem a comunidade sobre a importância das atitudes coletivas e individuais para o futuro do planeta e para a boa conservação ambiental.
Para Jacob Cavagnari, coordenador pedagógico do Sepam, é de extrema importância que o trabalho voluntário seja disseminado entre os alunos. “O voluntariado é uma semente que você planta no jovem e vai regando. Trata-se de doação, não só de bens materiais, mas de si mesmo, do seu tempo e conhecimento para o benefício de outro ser humano. Nós promovemos a participação dos alunos em ações contínuas com a sociedade em que vivem. Além de prestar auxílio à comunidade, o objetivo é que nossos alunos se tornem cidadãos engajados em causas nobres, seres humanos fraternos e solidários”, explica Cavagnari.