1 de março de 2018
A “Troca de livros” envolve alunos do Ensino Fundamental II
Nesta sexta-feira (02), o Colégio Sepam realiza o evento “Troca de Livros” de estímulo à leitura com alunos do Ensino Fundamental II (6º a 9º ano). Além de instigar o contato com os livros e a ampliação do conhecimento, o objetivo da ação é que os estudantes se interessem cada vez mais pela literatura, não só na escola, mas também em casa.
“Esta atividade vai além da troca ‘material’ do livro. Trata-se da interação entre os leitores a respeito dos romances lidos por eles. Portando seus exemplares, cada estudante envolverá o colega nas narrativas, ““provocando- o”” para a realização da troca”, explica a professora de Língua Portuguesa, Marcela Marabeli.
Os estudantes poderão trazer quantos livros quiserem para o evento. A troca estimula também o diálogo e a interação, pois nesse momento de conversa com os amigos será feita a escolha dos títulos que chamem sua atenção. Com um pedaço da história contada pelo colega, teremos aguçada a vontade de entrar, ainda mais, para o mundo fantástico dos livros. Os alunos serão livres para fazer as negociações com os colegas e escolher as obras lhes interessem trocar.
“A leitura é uma fonte inesgotável de saberes e experiências. Compartilhar estas experiências com o próximo, por meio de uma troca de livros, é um hábito que buscamos desenvolver em nossos alunos”, destaca a coordenadora pedagógica Sônia Mongruel.
Nesta primeira edição da “Troca de Livros” participam estudantes com idade entre 11 e 15 anos. Esta faixa etária encontra-se no índice da maior taxa de brasileiros (42%) que mais lê por gosto (11 a 13 anos), segundo a última pesquisa Retratos da Leitura (2016), realizada pelo Instituto Pró-Livro.