Carregando

Colégio Sepam incentiva protagonismo estudantil com o “Líder em Mim”


30 de junho de 2021

O programa começou a ser desenvolvido este ano na instituição. Envolve alunos e professores do Ensino Fundamental

Desde janeiro, o Colégio Pontagrossense Sepam desenvolve o “Líder em Mim”, programa de educação socioemocional focado em promover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes. As atividades contemplam as turmas do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) do Colégio, atingindo alunos de 6 a 14 anos de idade, os quais participam de dinâmicas que desenvolvem sua autoestima e autoconhecimento para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.

A professora de Geografia, Josecler Rocha, observa que os alunos já estão conseguindo expressar melhor seus sentimentos. “Anteriormente, eles não se abriam muito, mas agora conseguem falar com mais desenvoltura sobre seus sentimentos. Já trabalhei com eles dinâmicas sobre zona de coragem e zona de conforto. É bacana observar essa mudança de comportamento, com mais socialização e interação com os colegas”, pontua a professora.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Sepam, Giselle Gehlen, os jovens passaram a refletir mais sobre suas atitudes e são mais propositivos. “Os alunos do 9º ano, por exemplo, estão mais seguros com relação à tomada de decisões porque o material do programa trabalha esse conceito adaptado à realidade deles”, comenta.

Outra iniciativa está nas turmas de 1º ano; alunos e professores estão arrecadando caixas de leite longa vida para serem destinados ao projeto Brasil sem Frestas, que utiliza o material para revestir as casas de pessoas que vivem em regiões precárias. A professora, Rebeka Luz, conta que a ideia da arrecadação das caixas partiu dos alunos durante atividades de reciclagem realizadas em sala de aula. “Fui questionada sobre a possibilidade de reaproveitar as caixas de leite. Então, conversei com as outras professoras do 1º ano, nós procuramos a coordenadora do projeto para entender como funcionava essa iniciativa em nosso município e propusemos para os alunos, que adoraram. Eles raciocinaram que a atitude estaria relacionada com o hábito 4 do Líder em Mim: ganha x ganha”, explica.

Neste momento, a turma está arrecadando e preparando o material. “Estamos ensinando as crianças a limparem e cortarem as caixas corretamente para que elas possam também ensinar os familiares. A expectativa é que até o fim do ano nós consigamos ajudar algumas famílias com as placas de revestimento, que são criadas com o reaproveitamento dessas caixas”, explica a professora.

Ações envolvendo reciclagem, separação dos resíduos sólidos, organização e limpeza de ambientes também foram observadas pelos alunos do 5º ano, uma vez que eles veem esse conteúdo na disciplina de Ciências. Na ocasião, os estudantes propuseram soluções

para trabalhar os conceitos no Colégio e auxiliar na ambientação harmônica e agradável da instituição, colocando em prática o que estão estudando em sala de aula.

“O Líder em Mim incentiva os alunos a refletirem sobre as questões sociais e a interagirem consigo mesmo e com os outros estudantes sobre como solucionar alguns problemas. Se antes existia algum trabalho que tinha muita competitividade, hoje eles conseguem colocar em prática o ganha – ganha, a proatividade, a sinergia, que são alguns dos 7 hábitos do programa, incentivando-os a criar ações para que todos os envolvidos saiam ganhando. Dentro do Líder em Mim há atividades que desenvolvem a cooperação entre os estudantes e, com isso, eles refletem sobre o que precisam melhorar para colaborar com o próximo”, explica Giselle.

O Líder em Mim

O programa Líder em Mim foi criado nos Estados Unidos, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do livro best seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, e adaptado à realidade brasileira para escolas do nível básico.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Sepam conquista três medalhas na natação nos Jogos Escolares do Paraná

9 de setembro de 2021

Xadrez do Colégio terminou a competição com a prata O Colégio Pontagrossense Sepam finalizou a participação nos 67º Jogos Escolares do Paraná (JEPs) com quatro medalhas: três na natação e uma no[...]

SAIBA MAIS+

Atletas de PG são convocadas para a seleção paranaense de basquete

9 de setembro de 2021

Maria Fernanda e Milena têm 13 anos e representam o Colégio Sepam em competições escolares   As ponta-grossenses Maria Fernanda Misquelin Borba e Milena Eduarda de Rosso Branco foram convocadas,[...]

SAIBA MAIS+

High School ofertado pelo Sepam proporciona expansão do conhecimento e desenvolvimento de habilidades aos alunos

10 de agosto de 2021

Exclusivo na região, Colégio Sepam oferece programa de ensino médio internacional, por meio de convênio com a Universidade de Missouri, dos EUA O programa High School, ofertado pelo Colégio Sepam em[...]

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam