4 de abril de 2018
Recolhido durante gincana escolar, material foi destinado ao Projeto Vira Mais
Em uma ação coletiva, mais de 200 alunos do Colégio Sepam, de Ponta Grossa, arrecadaram 300 kg de embalagens de Poliestireno Expandido (EPS), o popular isopor®, na realização de uma das provas beneficentes da 23ª edição da Gincana do Colégio Sepam (GINPAM). O material foi doado para o Projeto Vira Mais e transportado em parceria com a Ponta Grossa Ambiental (PGA) – empresa que realiza a coleta seletiva e de resíduos urbanos na cidade – para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Oficinas (Acamaro).
O projeto Vira Mais, desenvolvido pelo Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e pela Acamaro, vem contribuindo para a promoção da educação ambiental nas escolas da cidade desde 2015.
Para o diretor do Sepam, Osni Mongruel Junior, também faz parte do papel das escolas ensinar a educação ambiental e social em todos os momentos. “No Colégio contamos com vários projetos de protagonismo juvenil, nos quais inserimos nossas crianças e jovens em ações que eles sejam agentes transformadores da sociedade. Isso faz parte de uma boa educação, assim formamos pessoas para o mundo”, afirma Junior.
Segundo a coordenadora dos projetos de reciclagem da SMMA, Jussara Borgo, Ponta Grossa é uma das únicas cidades do estado a ter a máquina de reciclagem de EPS, doada pela empresa Meiwa Embalagens. “Nem todas as pessoas sabem que esse material é reciclável, precisamos falar de conscientização, principalmente, nas escolas”, comenta.
Pontos de coleta de EPS estão disponíveis em escolas particulares e em alguns locais e regiões da cidade, como supermercados, escolas municipais, calçadão e parque ambiental.
O EPS coletado pela Acamaro é enviado para a Santa Luzia Molduras, de Santa Catarina, que produz material para acabamento de construção. No último lote, foram enviados 6.840 Kg para a empresa.