12 de abril de 2019
Bicarbonato de sódio, vinagre e corante alimentício. Utilizando esses “ingredientes” caseiros juntamente com argila e garrafa pet os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio SEPAM fizeram uma experiência incrível: recriaram o processo de formação da estrutura física de um vulcão e simularam uma erupção vulcânica. A atividade contemplou o tópico Vulcões, dentro da área de conhecimento Ciências da Natureza.
Conduzido pelas professoras: Joice Bandil, Karoline Aparecida Antunes, Maira Desirèe Bus e Sheila Bueno de Oliveira, a experiência foi realizada para explicar os mecanismos de ação do vulcão.
Para a professora Karoline (4º B), é importante aliar teoria e prática. “O encantamento dos alunos em atividades fora do ambiente comum da sala de aula enriquece todo o aprendizado. Essa experiência tornou o conteúdo que estamos trabalhando mais fácil de ser interpretado”, afirma.
Nas aulas teóricas os estudantes aprenderam a diferença entre magma e lava e os aspectos prejudiciais e benéficos que o vulcão causa na atmosfera e na vida de muitas populações que vivem em regiões onde existem esses elementos geológicos. Com a finalização da atividade eles puderam levar suas produções para casa e relatar aos familiares como foi o experimento.