5 de dezembro de 2017
Na metodologia PBL, os alunos são motivados a resolver problemas do seu cotidiano e aprender conteúdos novos
Como encerramento do quarto bimestre letivo, as professoras do 4ª ano do ensino fundamental do Colégio Sepam – Giselle Gehlen, Karoline Antunes e Sarah Wenceslau Vieira – realizaram uma atividade seguindo a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (mais conhecida pela sigla em inglês PBL – Problem Based Learning).
A proposta pedagógica da PBL baseia-se no estudo de problemas propostos com a finalidade de fazer com que o aluno estude determinados conteúdos. O problema deve levar em consideração o conhecimento prévio do aluno, proposto de modo simples, objetivo e direto.
Em grupos, os alunos analisaram o problema: o Sr. Roberto (personagem fictício) está com muita dor de cabeça e precisa de uma solução. Eles investigaram, debateram, interpretaram e apontaram possíveis soluções. Para isso, utilizaram diferentes meios para buscar as informações necessárias, tais como internet, mapas e encartes.
As turmas gostaram da proposta e participaram com entusiasmo. E aprenderam, sobretudo, a importância do trabalho em equipe, do apoio do colega na resolução de problemas.
Os professores do Sepam estão sempre buscando novas formas de promover a aprendizagem dos alunos.