9 de julho de 2019
O aniversário do SEPAM está mobilizando alunos e professores em diversas atividades, uma delas é o projeto “Memória e resgate histórico dos 80 anos do Colégio SEPAM”, realizado com as turmas do 8º ano durante o primeiro semestre. Organizado pelo professor de História e Filosofia, Marcos Phelipe Trancoso, o trabalho contemplou a pesquisa em periódicos por ações importantes da instituição nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
“A atividade auxiliou os alunos a compreenderem as transformações históricas e temporais, bem como os desdobramentos sociais que aconteceram ao longo dos anos”, enfatiza Trancoso. A coleta de dados foi realizada em jornais antigos do município de Ponta Grossa, desta forma, os alunos puderam ver o engajamento do SEPAM com a comunidade.
Durante a pesquisa, os alunos encontraram fatos importantes, como a participação das equipes de tênis de mesa, xadrez e basquete do SEPAM nos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), em 2011, em que atletas conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. Em 2013, a enxadrista Lara Malanowski e o técnico Lucas Borges representaram o Colégio no 19º Jogos Sul-Americanos Escolares, em Mar Del Plata, na Argentina. Também foram encontrados registros da implantação do programa bilíngue e ações dos projetos de voluntariado e protagonismo juvenil, Cidadania e Menarca.