26 de agosto de 2019
Ponta Grossa tem quatro estudantes que disputarão a etapa
Dos estudantes pré-selecionados para o processo de formação de equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica 2020, dois são alunos do Colégio Sepam. Danilo Beltrame, da 2ª série do Ensino Médio, e Luiz André Baldani Pinto, do 9º ano do Ensino Fundamental, garantiram o direito de participar da fase final após suas classificações na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), com notas 9 e 9,9 nas provas anteriores, respectivamente.
O Sepam participa da OBA há cinco anos e tem obtido medalhas de ouro no nível mais alto da olimpíada. Para o professor Matheus Frare, que desde 2016 é o responsável pela preparação dos alunos, os resultados refletem a qualidade do ensino oferecido pelo Colégio. “O que mais me fascina é ver que está sendo criada uma cultura de conversar e trabalhar astronomia no Colégio, fomentada diretamente pelo interesse dos alunos, uma vez que a astronomia é uma ciência interdisciplinar”, comenta.
Os alunos do Colégio interessados em participar da OBA recebem aulas que contam com atividades práticas e simulações do céu noturno e de viagem espacial.
As provas online da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica acontecerão nos dias 08 de setembro, 13 de outubro e 01 de dezembro. Os estudantes que se classificarem nessa etapa farão a prova presencial, que deve acontecer no primeiro semestre de 2020.