4 de abril de 2019
Você sabia que existem maneiras criativas de reaproveitar materiais? As turmas do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio SEPAM, sob a orientação das professoras Amanda Cristina Coelho Chemim, Cliciele Clara de Almeida, Flávia Vanessa Starke e Franciele Cristine Matoso, utilizaram material reciclável para criar arte efêmera. A atividade foi inspirada nas obras do artista plástico brasileiro, Vik Muniz, e contemplou os componentes curriculares: Linguagem e Ciências da Natureza.
O trabalho iniciou em casa onde, com a ajuda dos familiares, as crianças separam o lixo reciclável. Em sala de aula, elas criaram suas obras de arte, que depois foram desmontadas e os materiais receberam o destino correto.
“O objetivo principal dessa atividade foi conscientizar os alunos de que pequenas atitudes, como separar o lixo, têm grande valor, que fazendo isso eles estão contribuindo com a preservação da natureza e do mundo”, comenta Cliciele.
O artista plástico, Vik Muniz, utiliza materiais perecíveis em suas obras, como açúcar, chocolate líquido, doce de leite, lixo, poeira entre outros em suas obras. Por isso, sua arte é chamada de efêmera (temporária). O documentário Lixo Extraordinário acompanha durante dois anos o desdobramento do trabalho de Vik Muniz no maior aterro sanitário do mundo, no Jardim Gramacho, município de Duque de Caxias-RJ; um filme que mostra o estatuto da arte e a questão do lixo na sociedade contemporânea. Saiba mais sobre vida e obra do artista na sua página: vikmuniz.net/pt.