9 de outubro de 2018
Inspiradas na famosa obra de Monteiro Lobato: “O sítio do pica-pau amarelo” as professoras Amanda Coelho, Amanda Swiench dos Anjos, Flavia Starke e Franciele Matoso realizaram um trabalho explorando as características das áreas rural e urbana com as turmas do 2º ano do ensino fundamental. Este foi o projeto apresentado na Feira da Cultura SEPAM 2018, na última quinta-feira (04).
“Partindo do imaginário e da caracterização do ambiente rural evidenciado na obra de Monteiro Lobato, o projeto anual das turmas objetiva a percepção e o conhecimento das diferenças e semelhanças entre as regiões urbana e rural, compreendendo a interdependência entre elas”, explicam as professoras.
Os alunos pesquisaram as características das duas áreas e observaram os elementos que compõem o espaço urbano, que o diferem da vida no campo, como: meios de transporte, regras no trânsito, tipos de profissões, entre outros. Os elementos culturais e sociais e também a evolução dos bairros nos centros urbanos foram aspectos analisados pelas crianças.
A família participou do trabalho ajudando na confecção de bonecos de pano das personagens Emília e Visconde de Sabugosa, que serão doados a instituições sociais da cidade de Ponta Grossa pelo Grupo da Cidadania – um dos projetos sociais do Colégio SEPAM.