29 de abril de 2022
Leonardo Herai Borges é estudante do Colégio Sepam, onde também se formou no programa de Ensino Médio internacional, Sepam High School Mizzou
O enxadrista Leonardo Herai Borges, de Ponta Grossa, conquistou pela sexta vez o Campeonato Paranaense de Xadrez Clássico da Fexpar, que aconteceu em Siqueira Campos. O hexacampeão tem 17 anos e é estudante do Colégio Pontagrossense Sepam. A vitória somou-se a outros títulos importantes conquistados pelo jovem ao longo de sua trajetória, como a do vice-campeonato brasileiro de Xadrez Escolar, vice-campeonato brasileiro no sub-14, vice-campeonato dos Juegos Sudamericanos Escolares e o título de campeão brasileiro de Xadrez Escolar Online.
Leonardo começou a praticar esportes aos cinco anos no Colégio Sepam, onde estuda até hoje. Aos oito anos de idade, o atleta conquistou sua primeira medalha importante, a de 3º lugar no Campeonato Paranaense de Xadrez. “Desde os seus oito anos de idade, o Leonardo ficou um ano somente sem participar das disputas. Quando retornou, treinou forte e assegurou as seis medalhas de ouro, de forma consecutiva (de 2017 a 2022), o que mostra que conseguiu manter o bom rendimento. Nessa trajetória, ele foi aluno do Sepam High School Mizzou – realizado por meio de uma parceria entre o Colégio e a Universidade de Missouri, dos Estados Unidos -, que exige maior carga horária dos alunos, e mesmo assim conseguiu conciliar os treinamentos, as competições e os estudos, o que me deixa ainda mais contente pela sua disciplina”, ressalta o pai e treinador de Leonardo, Lucas Borges.
Segundo Leonardo, o fato de ter treinado desde criança, contando com o apoio do Colégio, lhe instigou a buscar as vitórias nos jogos deste ano. “Eu recebi muito incentivo, o que fez eu me sentir mais tranquilo durante a competição e me motivou a dar o máximo no tabuleiro, pois sabia que havia pessoas acreditando em mim. Já o xadrez me ajudou muito a criar uma disciplina de estudos e manter o foco para cumprir com os objetivos dentro da escola e nos vestibulares”, ressalta o enxadrista.
Almejando uma graduação na área da Saúde após o término do Ensino Médio, o garoto conta com uma rotina de estudos ainda mais frequente neste ano, além de desenvolver uma pesquisa na área da genética por meio da Iniciação Científica Junior. A oportunidade é oferecida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em parceria com o Colégio Sepam.
A próxima competição que Leonardo participará será os Jogos Escolares do Paraná, que iniciam em 7 de maio.