9 de novembro de 2018
Por Talita Moretto
Evitar o acesso de crianças a dispositivos móveis não é uma tarefa fácil para os pais. Como os adultos estão o tempo todo manuseando smartphones, as crianças já percebem que o aparelho faz parte da rotina da família, despertando nelas a curiosidade e a vontade de também utilizar o dispositivo. E não podemos esquecer que vivemos em uma sociedade tecnológica; é importante acompanhar os progressos. Restringir o que de fato é real e presente na vida da criança pode não ser a melhor opção, pois fora do âmbito familiar ela irá buscar respostas e meios para ter acesso à tecnologia que lhe desperta tanto interesse. Portanto, a sugestão é permitir sim o acesso, mas com restrições e controle.
Você conhece o YouTube Kids?
É um aplicativo da Google com conteúdo voltado para crianças entre 2 e 8 anos de idade. Diferente do aplicativo tradicional do YouTube, esse permite o gerenciamento de acessos e restringe conteúdo impróprio à faixa etária.
É necessário instalar o app (no celular ou tablet) e criar um perfil – para cada criança da família (se houver mais de uma). O gerenciamento inclui controle do limite de tempo de uso, selecionar vídeos e desabilitar a função de pesquisa – se habilitada, a pesquisa funciona por digitação ou comando de voz.
O aplicativo possui um visual agradável com animais, personagens e muitas cores. O menu é atrativo e permite navegar por séries e músicas, salvar favoritos e conferir as recomendações – que são com base nos vídeos acessados.
O YouTube kids chegou ao Brasil em junho de 2016 e sua instalação é gratuita. Está disponível para Android e iOS.
No Colégio Sepam, os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I utilizam muito o YouTube Kids em sala de aula para complementar o conteúdo, e até em momentos de descontração.
As crianças têm facilidade para manusear os equipamentos eletrônicos, mas mesmo com essa habilidade os pais conseguem ter controle sobre o uso. É possível compartilhar o mesmo dispositivo móvel entre adultos e crianças seguindo algumas ações básicas, tais como:
Além disso, é importante ter alguns cuidados com a saúde da criança, tais como:
Talita Moretto é Gerente de Tecnologia Educacional no Colégio SEPAM – Ponta Grossa-PR. Mestre em educação e tecnologias digitais pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal), atua nas interfaces mídia-educação e tecnologias-educação desde 2008. É idealizadora e diretora do Sala Aberta – Criatividade, Liberdade e Inovação (salaaberta.com.br).