Carregando

YouTube Kids: App de vídeos é voltado para crianças entre 2 e 8 anos


9 de novembro de 2018

Por Talita Moretto

Evitar o acesso de crianças a dispositivos móveis não é uma tarefa fácil para os pais. Como os adultos estão o tempo todo manuseando smartphones, as crianças já percebem que o aparelho faz parte da rotina da família, despertando nelas a curiosidade e a vontade de também utilizar o dispositivo. E não podemos esquecer que vivemos em uma sociedade tecnológica; é importante acompanhar os progressos. Restringir o que de fato é real e presente na vida da criança pode não ser a melhor opção, pois fora do âmbito familiar ela irá buscar respostas e meios para ter acesso à tecnologia que lhe desperta tanto interesse. Portanto, a sugestão é permitir sim o acesso, mas com restrições e controle.

Você conhece o YouTube Kids? 

É um aplicativo da Google com conteúdo voltado para crianças entre 2 e 8 anos de idade. Diferente do aplicativo tradicional do YouTube, esse permite o gerenciamento de acessos e restringe conteúdo impróprio à faixa etária.

É necessário instalar o app (no celular ou tablet) e criar um perfil – para cada criança da família (se houver mais de uma). O gerenciamento inclui controle do limite de tempo de uso, selecionar vídeos e desabilitar a função de pesquisa – se habilitada, a pesquisa funciona por digitação ou comando de voz.

O aplicativo possui um visual agradável com animais, personagens e muitas cores. O menu é atrativo e permite navegar por séries e músicas, salvar favoritos e conferir as recomendações – que são com base nos vídeos acessados.

O YouTube kids chegou ao Brasil em junho de 2016 e sua instalação é gratuita. Está disponível para Android e iOS.

No Colégio Sepam, os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I utilizam muito o YouTube Kids em sala de aula para complementar o conteúdo, e até em momentos de descontração.

 

DICAS PARA USO DE DISPOSITIVO MÓVEL

 

As crianças têm facilidade para manusear os equipamentos eletrônicos, mas mesmo com essa habilidade os pais conseguem ter controle sobre o uso. É possível compartilhar o mesmo dispositivo móvel entre adultos e crianças seguindo algumas ações básicas, tais como:

  • Colocar uma senha para acesso à loja de aplicativos.
  • Bloquear a instalação e até a desinstalação de aplicativos.
  • Criar pastas seguras com senhas e nelas deixar os aplicativos que não devem ser acessados pelas crianças.

Além disso, é importante ter alguns cuidados com a saúde da criança, tais como:

  • Definir horários de uso. De preferência, nunca antes de dormir.
  • Definir o tempo de acesso. Não deixar a criança por horas com o dispositivo.
  • Cuidar com a postura. Procure acomodar a criança em uma posição onde o pescoço não fique inclinado para baixo.
  • Atenção para a distância entre os olhos e a tela. Não deixe o dispositivo muito próximo do rosto da criança.

 

Talita Moretto é Gerente de Tecnologia Educacional no Colégio SEPAM – Ponta Grossa-PR. Mestre em educação e tecnologias digitais pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal), atua nas interfaces mídia-educação e tecnologias-educação desde 2008. É idealizadora e diretora do Sala Aberta – Criatividade, Liberdade e Inovação (salaaberta.com.br).

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Sepam oferecerá cursos de Astronomia, Empreendedorismo e Mídias Digitais em inglês, em parceria com a Texas Tech University

27 de fevereiro de 2023

Os cursos estarão disponíveis para os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio O Colégio Pontagrossense Sepam abre as matrículas para novos cursos extracurriculares de[...]

SAIBA MAIS+

Colégio Sepam celebra Valentine’s Day com os alunos abordando o amor ao próximo

17 de fevereiro de 2023

Durante esta semana, o Colégio Pontagrossense – SEPAM realizou atividades com os alunos em celebração ao Valentine’s Day (Dia dos Namorados), que é comemorado em diferentes países,[...]

SAIBA MAIS+

Alunos do Sepam conquistam premiações em torneio de xadrez de Piraí do Sul

16 de fevereiro de 2023

Dois participantes ficaram com as segundas colocações em suas categorias e outros dois conquistaram a 3ª e 4ª posições Quatro atletas ponta-grossenses do sub-14 e sub-12 representaram o Colégio Sepam[...]

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

    Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam