Carregando

Uso de telas pode ser evitado pelas crianças durante as férias escolares


23 de julho de 2021

A coordenadora pedagógica do Colégio Sepam, Kátia Costa, traz dicas de atividades que podem ser realizadas sem o uso das tecnologias

Julho é tempo de férias em várias instituições de ensino. E é durante essa época do ano que muitos pais se veem aflitos sobre como conduzir atividades com os filhos, em casa. A coordenadora pedagógica do Colégio Pontagrossense Sepam, Kátia Costa, traz algumas dicas para auxiliar as famílias. Ela sugere evitar o uso de telas e de tecnologia, que acabou se intensificando com a pandemia da Covid-19.

“As crianças já tiveram muito acesso às telas no ano passado por conta das limitações impostas pela pandemia. A exposição a essas tecnologias pode diminuir a interação social e interferir no desenvolvimento de funções executivas, que são importantes para a aprendizagem, como memória e atenção, além de causar uma distração apática nas crianças. Então, a recomendação é propor atividades que dispensem as telas”, recomenda Kátia.

É importante priorizar atividades de movimento, como as realizadas com bolas, em parques e quadras. “A criança precisa gastar energia, pular, criar reflexos, se movimentar. Faz parte da característica dela ser ativa. Se os pais não podem acompanhar essas ações, por conta de trabalho, podem dar indicações para os cuidadores fazerem”, destaca a coordenadora pedagógica do Sepam, que também é mestre em Educação.

Outra recomendação é a utilização de jogos, como quebra-cabeça, de tabuleiro, da memória, dominó e bolinhas de gude. “Alguns jogos desenvolvem o raciocínio lógico matemático das crianças e até a escrita das palavras, como o soletrando, por exemplo. O quebra-cabeça estimula a atenção e a paciência. Essas atividades são diferentes das da rotina escolar, mas também contribuem para o aprendizado e para o desenvolvimento, além de favorecer a interação da criança com o oponente no jogo”, explica.

Para as crianças abaixo de quatro anos, Kátia sugere atividades sensoriais, como as que utilizam água, tintas, areia, balão e papel picado. “As crianças menores aprendem muito com a experiência sensorial, por meio de sabor, cheiro, textura. Elas adoram questionar sobre tudo o que está ao seu redor, e se além das respostas os pais conseguirem ofertar também experiência tátil, elas conseguem aprender muito mais”, afirma.

Além disso, é possível promover momentos de leitura ou contação de histórias, que são práticas que auxiliam no desenvolvimento do pensamento crítico e na resolução de conflitos internos.

 

Katia Gisele Costa é Pedagoga pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Mestre em Educação pela Universidade do Minho (Portugal). É Coordenadora Pedagógica – Educação Infantil no Colégio Pontagrossense SEPAM, de Ponta Grossa-PR.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Sepam conquista três medalhas na natação nos Jogos Escolares do Paraná

9 de setembro de 2021

Xadrez do Colégio terminou a competição com a prata O Colégio Pontagrossense Sepam finalizou a participação nos 67º Jogos Escolares do Paraná (JEPs) com quatro medalhas: três na natação e uma no[...]

SAIBA MAIS+

Atletas de PG são convocadas para a seleção paranaense de basquete

9 de setembro de 2021

Maria Fernanda e Milena têm 13 anos e representam o Colégio Sepam em competições escolares   As ponta-grossenses Maria Fernanda Misquelin Borba e Milena Eduarda de Rosso Branco foram convocadas,[...]

SAIBA MAIS+

High School ofertado pelo Sepam proporciona expansão do conhecimento e desenvolvimento de habilidades aos alunos

10 de agosto de 2021

Exclusivo na região, Colégio Sepam oferece programa de ensino médio internacional, por meio de convênio com a Universidade de Missouri, dos EUA O programa High School, ofertado pelo Colégio Sepam em[...]

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam