Carregando

Bilinguismo: educação que rompe barreiras


13 de junho de 2018

Por Maria Angela Minatel

Nos últimos anos, instituições de vanguarda educacional do nosso país passaram a oferecer programas bilíngues. Além das escolas de idiomas, especializadas no ensino de línguas estrangeiras, surgiram escolas bilíngues também voltadas para o ensino de um novo idioma. Mas o que são escolas bilíngues?

Escolas bilíngues são aquelas que, além de oferecerem aulas de inglês, oferecem aulas em inglês. De acordo com Jim Cummins, pesquisador da Universidade de Toronto, a educação bilíngue exclui os programas que não oferecem instrução em duas línguas. Um programa bilíngue, mais do que ensinar inglês, envolve os alunos na aprendizagem dos conteúdos curriculares em dois idiomas: língua materna e língua-alvo, neste caso, o inglês. Alunos de escolas bilíngues utilizam processos similares aos utilizados na aprendizagem da língua-mãe. Um aluno, ao ingressar em uma escola bilíngue, tem a chance de apropriar-se da língua materna e da língua-alvo simultaneamente. Os alunos aprendem, desde a educação Infantil, conteúdos curriculares nos dois idiomas, como: meios de comunicação, meios de transporte, figuras geométricas, animais marinhos e terrestres, bem como desenvolvem habilidades motoras, explorando texturas, técnicas, gestos e materiais.

Dessa forma, deixa de existir simplesmente um professor de inglês e passa-se a ter um professor bilíngue, que mesmo sendo responsável pelo desenvolvimento de uma segunda língua, preocupa-se, juntamente com os demais professores, em desenvolver o aluno como um todo. Esse profissional, capacitado ao longo dos anos de prática em sala de aula, é um professor que possui domínio da língua inglesa e um grande interesse pela pedagogia.

O SEPAM tem caminhado para que o bilinguismo aconteça não só de forma eficiente, mas, também, eficaz, vencendo os obstáculos que um programa de excelência, como o bilíngue do SEPAM (iniciado em 2013), traz em cada momento da implementação da proposta. O processo do bilinguismo acontece em todos os níveis de educação oferecidos pelo colégio, ou seja, da educação infantil, o programa evolui para o ensino fundamental, com o objetivo de expandir o conhecimento de/sobre linguagem adquirido na primeira infância.

Pensando nisso, as aulas em inglês são então voltadas à questões curriculares: matemática, música, ciências, artes, história, filosofia. Além de propor o desenvolvimento de projetos, realizamos no colégio festividades e comemorações típicas de países da língua inglesa, como: Valentine’s Day, Saint Patrick’s Day, Thanksgiving Day, entre outras, as quais trazem para o cotidiano dos alunos o contato com a cultura e com a língua ao mesmo tempo. Mais do que uma tendência educacional ou modismo, o bilinguismo é um benefício aos alunos, os quais ganham experiências, maturidade cultural e cognitiva e novas oportunidades que vêm para contribuir com a sua formação global, a qual o SEPAM tem se preocupado ao longo dos seus 78 anos de história.

Maria Angela Minatel é Pedagoga e Mestre em Educação para Ciências pela Universidade Estadual Paulista (Bauru/SP). 

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Com títulos no handebol, xadrez e tênis de mesa na macrorregional, Sepam avança para fase final dos JEPs

23 de junho de 2022

O Colégio representará Ponta Grossa na última etapa da competição estadual Os atletas do Colégio Pontagrossense Sepam conquistaram as primeiras colocações no handebol (masculino B), xadrez (feminino[...]

SAIBA MAIS+

Alunos do Sepam conquistam medalhas por melhores desempenhos na Olímpiada Nacional de Ciências

20 de junho de 2022

No Brasil, apenas 5% dos participantes da 2ª fase da ONC recebem condecorações de ouro, prata ou bronze Sete alunos do Colégio Pontagrossense Sepam conquistaram medalhas na Olimpíada Nacional de[...]

SAIBA MAIS+

Com incentivo aos jogos colaborativos, alunos do Sepam aprendem na prática lógica do ganha-ganha

3 de junho de 2022

A iniciativa faz parte do programa Líder em Mim, que tem como um dos objetivos instigar o protagonismo estudantil Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Pontagrossense Sepam[...]

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam