30 de julho de 2018
Por Talita Moretto e Letícia Araujo
Presentear crianças e adolescentes com um smartphone nunca foi tão fácil. Novos modelos de aparelhos, modernos, bonitos, rápidos, com um excelente acesso à Internet, e às redes sociais. Além, é claro, dos atraentes aplicativos que são criados a cada dia.
Mas quantos pais não entregam o celular aos filhos questionando-se: E se ele acessar o que não deve? E se o celular for uma distração e atrapalhar os estudos? Como vou saber o que meu/minha filho/filha está fazendo no celular? São perguntas frequentes e, com frequência, sem respostas.
Então, temos uma sugestão que pode ser adotada, pelo menos, até que os pais se sintam seguros em deixar o celular sozinho nas mãos dos filhos.
Nós testamos e funciona de verdade!
O Google Family Link foi lançado em 2017 pela Google, mas chegou ao Brasil em março deste ano. O app permite que os pais façam o gerenciamento dos aplicativos que os filhos podem ou não instalar, bloquear ou ocultar aplicativos específicos na hora de brincar, estudar ou dormir, monitorar o tempo de uso definindo limites diários em horas de acesso. Os pais ainda têm acesso a dados como a frequência com que os aplicativos favoritos são utilizados.
A proposta é dar aos pais mais tranquilidade quanto ao acesso feito pelos filhos a smartphones por meio de um controle remoto do dispositivo.
O filho precisa ter um aparelho com Android 7.0 Nougat ou superior, ou um dos dispositivos compatíveis com Marshmallow (Alcatel Dawn, Alcatel Fierce 4, Alcatel Pixi Unite, LG K3, LG Stylo 2 Plus, LG X Power, Samsung Galaxy Luna, Samsung Galaxy Tab A, Sony Xperia X).
Os pais podem controlar o dispositivo dos filhos usando Android 4.4 KitKat e superior, um iPhone ou um iPad.
Na página do Family Link existe um guia com dicas de como os pais podem ajudar os filhos a fazerem boas escolhas ao usar o dispositivo móvel.
Além disso, o Family Online Safety Institute e Família Mais Segura também são ótimas sugestões para quem busca material sobre Internet segura.
Talita Moretto é Gerente de Tecnologia Educacional no Colégio SEPAM – Ponta Grossa-PR. Mestre em educação e tecnologias digitais pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal), atua nas interfaces mídia-educação e tecnologias-educação, desde 2008. É idealizadora e diretora do Sala Aberta – Criatividade, Liberdade e Inovação (salaaberta.com.br).
Letícia Araujo é acadêmica do curso de Jornalismo da Faculdade Secal e estagiária de comunicação no Colégio SEPAM – Ponta Grossa-PR.