Docente Online

Aluno Online

Professor do Sepam prepara alunos para o vestibular há 40 anos


28 de março de 2017

A experiência do educador mostra que o perfil das provas e dos estudantes mudou com o passar do tempo

Há mais de quatro décadas como professor de Biologia do pré-vestibular no Colégio Sepam de Ponta Grossa e também em outros cursinhos preparatórios de Curitiba, Wilmar Martins, contabiliza a aprovação de milhares de estudantes. Desde antes de se formar na graduação já se aventurava pelas salas de aulas daqueles que também queriam ocupar um banco nas universidades.

Ao longo dos anos o professor de 62 anos, um dos mais antigos do Sepam, diz ter se tornado um expert em ler testas: “Dificilmente eu erro, a convivência ajuda a saber: este será aprovado”, brinca. Segundo Martins, desde que começou a lecionar a aprovação nos vestibulares tornou-se mais difícil, por diversos fatores. A dica do mestre é que a preparação para a aprovação nos cursos mais concorridos, como medicina, direito e engenharias, deve começar ainda no primeiro ano do Ensino Médio e mesmo no Fundamental 2. “A base é essencial. Fazer bem feito e em um bom colégio. Assim podemos perceber ao longo das aulas e do ano letivo o conhecimento do aluno. Muitos alunos, ainda conseguem com os seus esforços e através de estímulos superar suas deficiências e alcançar êxito”, explica.

A vivência em sala de aula também mostrou que o perfil dos vestibulandos mudou, já que hoje o aluno possui muitas “tentações” para retirá-lo do objetivo. De acordo com Wilmar, conhecido pelos alunos pelo apelido de “Marreco”, atualmente o aluno tem preocupação de fazer tudo de forma muito rápida: assistir à aula, observar e anotar a dicas do professor. Para o professor, é essencial que os estudantes façam os testes dos conteúdos lecionados na respectiva aula e também os refaçam em outro horário, assimilando assim esse conhecimento.

Ensinando a não errar

Faltando menos de uma semana para as provas do concorrido vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que acontece nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, o professor lembra: “Nestes últimos dias, o importante é dar continuidade na preparação dos alunos, com as revisões e lembrá-los sobre as questões mais fáceis, aquelas que eles não podem errar”.