Docente Online

Aluno Online

Sepam aprova em vestibulares mais concorridos do país


9 de fevereiro de 2017

Estudantes mantinham uma rotina de até 10 horas diárias de estudo

A disputa por vagas nas universidades se mostra cada ano mais concorrida. Para alguns cursos o aluno precisa se sair melhor que milhares de outros inscritos. Estudantes de Ponta Grossa são exemplo de dedicação e conquista de colocações nos concursos vestibulares mais concorridos e nas provas mais difíceis do país.

Entre os mais de 136 mil inscritos, de todo o Brasil, no vestibular da FUVEST, sistema que convoca para cursos na Universidade de São Paulo (USP), dois aprovados são alunos que estudaram em Ponta Grossa. O resultado foi divulgado na última semana e o nome da Gabriela de Carvalho Furia, 18 anos, estava na lista. Ela concorreu com 1.200 estudantes e conquistou uma vaga em Engenharia Agronômica, considerado o melhor curso do Brasil. A aluna do Colégio Sepam, coleciona outras aprovações importantes: Medicina na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde a estudante levou o 12o geral pelo Processo Seletivo Seriado (PSS) e também Engenharia Biotecnológica da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Entre tantas opções, a escolha da Gabriela é Engenharia Agronômica, na USP. “É um sonho, meu pai é formado em Agronomia por esta universidade e, além do mais, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq) se destaca em posição de liderança mundial na área, com o excelente centro de engenharia genética e nuclear, por exemplo”, explica.

Outra vaga na USP é do aluno Gabriel Rickli, de 17 anos, também aluno do Colégio Sepam. Ele foi aprovado em Física, curso entre os dois melhores do país e, por esse motivo, muito disputado. Gabriel concorreu com 2.550 outros estudantes e conquistou a vaga, parte de um sonho de carreira. A ideia do garoto já era cursar Física desde os 14 anos, quando leu uma biografia de Albert Einstein. “A ideia é ser pesquisador. Eu sempre fui fascinado por tentar entender como as coisas funcionam, mas não sabia que era disso que a ciência tratava até os 14 anos. Nesse momento, eu percebi que a ciência é incrível, e que eu queria estudar algo relacionado a ela. Escolhi a física porque é a ciência base para todas as outras, e também para toda a tecnologia do mundo moderno”, explica.

O curso de Medicina é, tradicionalmente, um dos mais concorridos das universidades. Desde que a UEPG reabriu o seu em 2009, a concorrência alcança altos índices, no último concurso vestibular a relação candidato/vaga foi de 162,7 e no último PSS, 300 inscritos concorreram a 10 vagas. Uma delas é do Mateus André Wozniaki, aprovado em 5o lugar geral pelo PSS. O aluno do Sepam também tem outra aprovação no currículo, 7o lugar para Medicina na Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar).

Para o diretor do Colégio Sepam, Osni Mongruel Junior, todas as aprovações são reflexo de um tripé: a dedicação e esforço do próprio aluno, uma equipe pedagógica qualificada e o estímulo da família. “Procuramos estimular nossos alunos para que eles estudem e tenham o desempenho necessário para passarem todos os cursos e que escolham conscientemente a área que pretendem trabalhar, sendo futuros profissionais éticos, competentes e realizados. Sabemos do nosso potencial, do potencial dos nossos alunos e trabalhamos sempre de maneira séria”, ressalta Mongruel.