Docente Online

Aluno Online

Enem: O que fazer na semana entre provas?


16 de outubro de 2017

Professor dá dicas de estudo e descanso para o período

Até 2016 os alunos participavam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em dois dias de um mesmo fim de semana, a partir deste ano as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos. A reclamação anterior era o desgaste, no entanto agora o que está preocupando os estudantes é o que fazer na semana entre provas. Para o coordenador do Sepam Vestibulares, Luiz Frederico Petla, há duas recomendações valiosas: revisar o conteúdo e descansar.

“O aluno que vem se preparando durante o ano precisa descansar reduzindo o ritmo de estudo antes da prova. O esforço do estudo pode ser comparado com um exercício físico. Os atletas, por exemplo, têm rotinas de treino intensas pré-temporadas e dias antes das competições também reduzem o ritmo”, explica.

Então para a primeira prova do Enem, no dia 05 de novembro, que vai tratar dos temas Ciências Humanas, Linguagens e Redação, a dica é se concentrar nos estudos até sexta-feira (03) e procurar descansar no sábado (04). O mesmo vale para o segundo dia de prova, em 12 de novembro, quando serão cobradas questões de Ciências da Natureza e Matemática. Durante a semana vale revisar aquele conteúdo que ainda gera dúvida, fazendo simulados da prova, mas também reservar momentos de lazer.

Outra orientação do professor é sobre o tempo de prova, já que se trata de um exame longo e cansativo, o que exige ainda mais atenção do aluno. No primeiro dia são 5h30 de prova e 4h30 no segundo dia. Dessa forma, para resolver as 180 questões o estudante precisa levar em média 3 minutos por questão, além de reservar 1 hora para fazer a redação e preencher o gabarito. “O Enem é um exame que está cada vez mais interpretativo. O aluno precisa estar preparado para o que costuma ser cobrado e pensar rápido. Em Biologia, por exemplo, os temas cobrados vêm sendo  Ecologia e Biotecnologia”, conta Petla.