Docente Online

Aluno Online

Como ter bom desempenho na redação do Enem


28 de março de 2017

Professor com mais de 30 anos de experiência dá dicas sobre a prova

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste fim de semana, 05 e 06 de novembro, é uma das maiores preocupações dos milhões de jovens que vão fazer a prova. Sua nota é fator determinante para garantir vagas em universidades em todo o Brasil.

A principal característica da prova de redação do Enem é que ela é proposta a partir da reflexão sobre um problema social que exige proposta de solução por parte do estudante. Para o professor de redação do Sepam, Élio Antunes, que atua na área há mais de 30 anos, este texto precisa ter o que qualquer redação inteligente de vestibular deve ter: obediência ao tema, coesão e coerência. “No começo da redação o estudante tem que deixar clara a temática sobre a qual irá escrever, bem como a sua opinião sobre ela. A sequência é defender essa opinião e apresentar a solução solicitada”, explica o professor.

A nota da redação do Enem vale de zero a 1000 e o desafio de todos os alunos é alcançar o valor máximo. Élio orienta que o estudante tem que tomar cuidado com a ‘Competência 5’ exigida na questão: “É preciso que haja solução (ou soluções) para o problema apresentado porque essa competência tem sido a que mais tem diminuído ou zerado a nota dos participantes do Enem”.

Para fazer uma redação com chances de conquistar a nota mil é essencial ficar antenado aos temas da atualidade. O professor do Sepam acredita que questões como acessibilidade, corrupção, sugestões para resolver o Ensino Médio e a relação entre internet (redes sociais) e educação podem ser os assuntos tratados na prova do Enem 2016.

Sobre o Professor Élio Antunes

Graduado em Letras pela UFPR e professor de Literatura há mais de 35 anos, Élio Antunes é docente do Sepam Vestibulares há mais de 30 anos. Também é autor de materiais e didáticos e revisor de livros.