Carregando

Menarca

Projeto de valorização à menina voltado para adolescentes.  Com a intenção de conscientizar e orientar meninas em fase de menarca (1° menstruação), sobre riscos de DST e gravidez na adolescência, além de promover bate papo e tirar dúvidas sobre sexualidade foi criado pelo Colégio Sepam em setembro de 2002. O projeto atende escolas públicas e centro de atendimento a menores infratores, tendo seu público alvo meninas de 12 a 16 anos.

O diferencial do Projeto Menarca, que tem garantido bons resultados é a estratégia adotada na condução dos debates: são as próprias alunas voluntárias do Sepam, de 14 a 16 anos, que realizam os encontros sem a presença de professores, orientadores pedagógicos em sala de aula.  Dessa forma “meninas falando com meninas sobre assunto de meninas”, as barreiras da presença de um adulto falando com jovens são quebradas e cria-se um ambiente propício ao diálogo.

A preparação das voluntárias acontece por meio de reuniões com a coordenação do projeto, sessão com a psicóloga Sara Soriano, que mostra a importância do voluntariado e o bem proporcionado pelo do projeto. Além disso, as voluntárias são instruídas pelas palestras da ginecologista Isabela Mongruel que trabalha temas como anatomia e fisiologia do corpo, DST’S, métodos contraceptivos e incentivo a vacina HPV.

Em 2016 o Projeto Menarca já proporcionou palestras a mais de 18 escolas e centros de atendimento em Ponta Grossa e cidades vizinhas, atendendo até este período mais de 31 mil meninas.

A atuação do Menarca já alcançou outras cidades. O projeto foi implantado pelo Sepam nos municípios paranaenses de Arapoti, Irati, Telêmaco Borba, União da Vitória e também em santa Catariana, na cidade de Brusque na Escola de Educação Básica Francisco de Araújo Brusque, com o apoio da Unimed local.

Projeto premiado:

  • Escola com incentivo à prevenção de DST`s, Aids e drogas (2003, UNESCO/ONU);
  • Jovem Semeador (2004);
  • ODM Brasil (2005);
  • Construindo a Nação (2007);

Coordenação: Larissa Pasturczak – Professora de Educação Física