Carregando

INGLÊS: Debate aguça senso crítico de alunos sobre a política e a sociedade


22 de junho de 2018

Atividade foi conduzida nas aulas do projeto History and Literature do Programa Bilíngue do Colégio

Conhecer os temas que estão em evidência nos âmbitos político e social, despertar o senso crítico dos alunos e praticar a oralidade em língua inglesa foram os objetivos do debate político realizado no projeto History and Literature desenvolvido pela professora de Língua Inglesa Jaqueline Zanluchi dentro do Programa Bilíngue do SEPAM, com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. “A situação política do nosso país encontra-se em um momento delicado. É importante abordar esses assuntos em sala de aula para fazê-los compreender que precisam se posicionar frente a temas que estão em evidência na política e na sociedade”, justifica a professora.

Os estudantes foram divididos em dois grupos para representar os principais partidos políticos norte-americanos – republicano e democrata – e suas ideologias. Aborto, imigração, saúde pública e casamento homoafetivo foram temas abordados no debate.

“Foi um sucesso!”, comemora a professora. De acordo com Jaqueline, os alunos demonstraram compreensão sobre as ideologias dos partidos que estavam representando, colocaram suas opiniões e defenderam seus argumentos, tendo se expressado na língua inglesa, cumprindo assim a proposta do Programa Bilíngue.

No primeiro bimestre a professora trabalhou a Revolução Russa, a Segunda Guerra Mundial e a visão política envolvendo os líderes Stalin e Hitler. “Eu abri espaço para várias discussões sobre o que os alunos consideravam correto, ou não, de acordo com sua visão do mundo atual e seus conhecimentos de história. Percebi que o tema política causa grande inquietação justamente porque eles tinham que expor suas opiniões. Assim, optei por trabalhar com presidentes americanos, seus discursos e feitos históricos”, explica Jaqueline.

Trabalhando Culture and Society, Science Method, Big History e History and Literature as propostas envolvidas no Programa Bilíngue do Ensino Fundamental II do SEPAM seguem o panorama instrucional da diversidade de temas com o propósito de agregar conhecimento amplo aos alunos, desenvolvendo seu senso crítico e fazendo uso da argumentação com foco no aprendizado útil da língua inglesa.

 

O PROGRAMA BILÍNGUE DO SEPAM

O objetivo principal do encaminhamento do Programa Bilíngue em andamento no Colégio Sepam é valorizar o aluno como protagonista de sua instrução, levando-o a construir conceitos por meio da língua inglesa, propondo que ele cresça como pessoa e, principalmente, como cidadão transformador.

A instituição conta com um horário estendido de Língua Inglesa desde a Educação Infantil. Além de aulas de Inglês, os alunos participam de projetos que seguem um encaminhamento pedagógico diferenciado, sendo privilegiados temas relacionados ao mundo e à sociedade, interligados às disciplinas curriculares.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Sepam oferecerá cursos de Astronomia, Empreendedorismo e Mídias Digitais em inglês, em parceria com a Texas Tech University

27 de fevereiro de 2023

Os cursos estarão disponíveis para os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio O Colégio Pontagrossense Sepam abre as matrículas para novos cursos extracurriculares de[...]

SAIBA MAIS+

Colégio Sepam celebra Valentine’s Day com os alunos abordando o amor ao próximo

17 de fevereiro de 2023

Durante esta semana, o Colégio Pontagrossense – SEPAM realizou atividades com os alunos em celebração ao Valentine’s Day (Dia dos Namorados), que é comemorado em diferentes países,[...]

SAIBA MAIS+

Alunos do Sepam conquistam premiações em torneio de xadrez de Piraí do Sul

16 de fevereiro de 2023

Dois participantes ficaram com as segundas colocações em suas categorias e outros dois conquistaram a 3ª e 4ª posições Quatro atletas ponta-grossenses do sub-14 e sub-12 representaram o Colégio Sepam[...]

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

    Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam