Carregando

Férias escolares: momento de lazer e aprendizado


 

Com atividades direcionadas, o período de descanso pode dar continuidade ao aprendizado das crianças.

 

Férias é um período de descanso, é fato. No entanto, isso não significa que não se possa aprender nada novo neste período, ainda mais quando se é criança.

 

As férias podem contribuir no desenvolvimento infantil, principalmente se os pequenos participarem de ações estimuladoras, tanto voltadas à psicomotricidade como brincadeiras em casa com grupos de amigos, quanto ações sociais como visitas a parques, museus ou exposições.

 

“Esse período deve ser de descanso, envolvimento com a família e amigos, sem horários rígidos, mas também de criatividade e autonomia com atividades em casa ou ainda competências sociais se o plano for levá-los a um parque ou museu, por exemplo,” explica a pedagoga Katia Moro, do Colégio Sepam. A especialista reforça ainda que a TV e os outros aparelhos eletrônicos podem estar no calendário de atividades, desde que monitorados e com tempo estipulado para que o resumo das férias não seja o sofá.

 

Para aproveitar melhor o tempo das férias vale fazer uma programação. Confira algumas dicas:

 

Brincadeiras ao ar livre: Leve os pequenos para realizar atividades fora de casa. Aproveite para ensinar brincadeiras antigas, como cantigas de rodas e amarelinha, além de contar para seu filho como foi sua infância. Vale convidar dois ou mais amiguinhos da escola para o programa.

 

Cozinhar juntos: Convide seu filho para preparar algo na cozinha. Pode ser um bolo, um suco natural ou uma salada de frutas para o verão. O menu do dia pode ser de responsabilidade da criança, já que nessa época os pais não precisam comer tão apressados visto que não têm o horário do sinal da escola para cumprirem.

 

Explorando a região: Os Campos Gerais contam com inúmeros locais para visitação, aproveite a folga para levar as crianças para conhecer o Parque de Vila Velha, a Cachoeira da Mariquinha,  o Buraco do Padre e Parque Histórico de Carambeí.

 

Leitura: Durante as férias a rotina de leitura não deve ser deixada de lado. Deixe seu filho escolher o livro. Com crianças até 7 anos, pais e filhos podem contar a história com teatro de fantoches juntos. Se a criança tiver acima de 8 anos, podem compartilhar o mesmo livro lendo em horários alternados. Essa técnia deixa a criança estimulada com a leitura pois ambos comparam as diferentes visões sobre a mesma história.

 

Assistir a um filme: Vocês podem fazer uma sessão pipoca em casa, escolhendo um filme adequado para a idade dos pequenos ou ainda opta por levá-los ao cinema.

 

Passatempo: Em viagens você pode levar revistinhas encontradas em bancas de jornais onde encontrará charadas, palavra-cruzada, caça-palavras, jogo dos 7 erros, pintura, entre outras atividades que ajudam no desenvolvimento de habilidades como atenção, concentração, coordenação motora, criatividade e raciocínio lógico. Não esqueça de participar junto das propostas para que a criança sinta-se valorizada em seus conhecimentos.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Sepam recebe lançamento da edição do Pegaí d‘O Pequeno Príncipe

 

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Luciano SantAna Vargas, o coordenador do Instituto Pegaí Leitura Grátis , Idomar Augusto Cerutti e o diretor do...

SAIBA MAIS+

Férias escolares: momento de lazer e aprendizado

 

Com atividades direcionadas, o período de descanso pode dar continuidade ao aprendizado das crianças.

 

Férias é um período de descanso, é fato. No...

SAIBA MAIS+

Pegaí imprime edição do livro “O Pequeno Príncipe”, com apoio do Sepam

Lançamento da edição Pegaí da obra de Antoine Saint-Exupéry acontece hoje (13), no auditório do Colégio Sepam

Na noite desta quarta-feira, no auditório do Colégio Sepam, acontece o...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Sempre ensinando muito mais. Gostaria de agendar uma visita?

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam