Carregando

Férias escolares: momento de lazer e aprendizado


19 de dezembro de 2017

 

Com atividades direcionadas, o período de descanso pode dar continuidade ao aprendizado das crianças.

 

Férias é um período de descanso, é fato. No entanto, isso não significa que não se possa aprender nada novo neste período, ainda mais quando se é criança.

 

As férias podem contribuir no desenvolvimento infantil, principalmente se os pequenos participarem de ações estimuladoras, tanto voltadas à psicomotricidade como brincadeiras em casa com grupos de amigos, quanto ações sociais como visitas a parques, museus ou exposições.

 

“Esse período deve ser de descanso, envolvimento com a família e amigos, sem horários rígidos, mas também de criatividade e autonomia com atividades em casa ou ainda competências sociais se o plano for levá-los a um parque ou museu, por exemplo,” explica a pedagoga Katia Moro, do Colégio Sepam. A especialista reforça ainda que a TV e os outros aparelhos eletrônicos podem estar no calendário de atividades, desde que monitorados e com tempo estipulado para que o resumo das férias não seja o sofá.

 

Para aproveitar melhor o tempo das férias vale fazer uma programação. Confira algumas dicas:

 

Brincadeiras ao ar livre: Leve os pequenos para realizar atividades fora de casa. Aproveite para ensinar brincadeiras antigas, como cantigas de rodas e amarelinha, além de contar para seu filho como foi sua infância. Vale convidar dois ou mais amiguinhos da escola para o programa.

 

Cozinhar juntos: Convide seu filho para preparar algo na cozinha. Pode ser um bolo, um suco natural ou uma salada de frutas para o verão. O menu do dia pode ser de responsabilidade da criança, já que nessa época os pais não precisam comer tão apressados visto que não têm o horário do sinal da escola para cumprirem.

 

Explorando a região: Os Campos Gerais contam com inúmeros locais para visitação, aproveite a folga para levar as crianças para conhecer o Parque de Vila Velha, a Cachoeira da Mariquinha,  o Buraco do Padre e Parque Histórico de Carambeí.

 

Leitura: Durante as férias a rotina de leitura não deve ser deixada de lado. Deixe seu filho escolher o livro. Com crianças até 7 anos, pais e filhos podem contar a história com teatro de fantoches juntos. Se a criança tiver acima de 8 anos, podem compartilhar o mesmo livro lendo em horários alternados. Essa técnia deixa a criança estimulada com a leitura pois ambos comparam as diferentes visões sobre a mesma história.

 

Assistir a um filme: Vocês podem fazer uma sessão pipoca em casa, escolhendo um filme adequado para a idade dos pequenos ou ainda opta por levá-los ao cinema.

 

Passatempo: Em viagens você pode levar revistinhas encontradas em bancas de jornais onde encontrará charadas, palavra-cruzada, caça-palavras, jogo dos 7 erros, pintura, entre outras atividades que ajudam no desenvolvimento de habilidades como atenção, concentração, coordenação motora, criatividade e raciocínio lógico. Não esqueça de participar junto das propostas para que a criança sinta-se valorizada em seus conhecimentos.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Sepam oferecerá cursos de Astronomia, Empreendedorismo e Mídias Digitais em inglês, em parceria com a Texas Tech University

27 de fevereiro de 2023

Os cursos estarão disponíveis para os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio O Colégio Pontagrossense Sepam abre as matrículas para novos cursos extracurriculares de[...]

SAIBA MAIS+

Colégio Sepam celebra Valentine’s Day com os alunos abordando o amor ao próximo

17 de fevereiro de 2023

Durante esta semana, o Colégio Pontagrossense – SEPAM realizou atividades com os alunos em celebração ao Valentine’s Day (Dia dos Namorados), que é comemorado em diferentes países,[...]

SAIBA MAIS+

Alunos do Sepam conquistam premiações em torneio de xadrez de Piraí do Sul

16 de fevereiro de 2023

Dois participantes ficaram com as segundas colocações em suas categorias e outros dois conquistaram a 3ª e 4ª posições Quatro atletas ponta-grossenses do sub-14 e sub-12 representaram o Colégio Sepam[...]

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

    Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam