Carregando

Aplicativo dá aos pais controle dos smartphones dos filhos


30 de julho de 2018

Por Talita Moretto e Letícia Araujo

Presentear crianças e adolescentes com um smartphone nunca foi tão fácil. Novos modelos de aparelhos, modernos, bonitos, rápidos, com um excelente acesso à Internet, e às redes sociais. Além, é claro, dos atraentes aplicativos que são criados a cada dia.

Mas quantos pais não entregam o celular aos filhos questionando-se: E se ele acessar o que não deve? E se o celular for uma distração e atrapalhar os estudos? Como vou saber o que meu/minha filho/filha está fazendo no celular? São perguntas frequentes e, com frequência, sem respostas.

Então, temos uma sugestão que pode ser adotada, pelo menos, até que os pais se sintam seguros em deixar o celular sozinho nas mãos dos filhos.

Nós testamos e funciona de verdade!

 

APLICATIVO GOOGLE FAMILY LINK

Google Family Link foi lançado em 2017 pela Google, mas chegou ao Brasil em março deste ano. O app permite que os pais façam o gerenciamento dos aplicativos que os filhos podem ou não instalar, bloquear ou ocultar aplicativos específicos na hora de brincar, estudar ou dormir, monitorar o tempo de uso definindo limites diários em horas de acesso. Os pais ainda têm acesso a dados como a frequência com que os aplicativos favoritos são utilizados.

A proposta é dar aos pais mais tranquilidade quanto ao acesso feito pelos filhos a smartphones por meio de um controle remoto do dispositivo.

 

SOBRE O APLICATIVO

Compatibilidade

O filho precisa ter um aparelho com Android 7.0 Nougat ou superior, ou um dos dispositivos compatíveis com Marshmallow (Alcatel Dawn, Alcatel Fierce 4, Alcatel Pixi Unite, LG K3, LG Stylo 2 Plus, LG X Power, Samsung Galaxy Luna, Samsung Galaxy Tab A, Sony Xperia X).

Os pais podem controlar o dispositivo dos filhos usando Android 4.4 KitKat e superior, um iPhone ou um iPad.

Google PlayApple Store.

Como funciona
  • Para a realização do processo, tenha com você o celular do seu filho.
  • Crie uma conta de e-mail no Gmail, para você. Caso já possua uma, poderá utilizá-la.
  • Baixe o aplicativo “Google Family Link” no seu smartphone e siga o passo a passo.
  • Você será direcionado a criar uma conta no Gmail para seu filho. A criação desta conta está condicionada à confirmação de algumas informações que visam comprovar que você é um adulto, já que a Google somente permite a criação de contas por adolescentes com mais de 13 anos.
  • Baixe também o aplicativo Google Family Link no smartphone do seu filho, insira a conta do Gmail que você criou para ele e siga os passos. Importante: remova qualquer outra conta do Gmail que esteja no smartphone do seu filho.
  • Siga todas as instruções e a configuração será realizada com sucesso!

 

GUIA PARA PAIS

Na página do Family Link existe um guia com dicas de como os pais podem ajudar os filhos a fazerem boas escolhas ao usar o dispositivo móvel.

Além disso, o Family Online Safety Institute e Família Mais Segura também são ótimas sugestões para quem busca material sobre Internet segura.

 

 Talita Moretto é Gerente de Tecnologia Educacional no Colégio SEPAM – Ponta Grossa-PR. Mestre em educação e tecnologias digitais pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal), atua nas interfaces mídia-educação e tecnologias-educação, desde 2008. É idealizadora e diretora do Sala Aberta – Criatividade, Liberdade e Inovação (salaaberta.com.br).

Letícia Araujo é acadêmica do curso de Jornalismo da Faculdade Secal e estagiária de comunicação no Colégio SEPAM – Ponta Grossa-PR.

Você está pronto para ser calouro?

SEPAM VESTIBULARES

EU ESTOU PRONTO

Notícias

Fique por dentro do Sepam!

Alunos do 2º ano apresentam projeto sobre as áreas rural e urbana

9 de outubro de 2018

Inspiradas na famosa obra de Monteiro Lobato: “O sítio do pica-pau amarelo” as professoras Amanda Coelho, Amanda Swiench dos Anjos, Flavia Starke e Franciele Matoso realizaram um...

SAIBA MAIS+

Crianças do 1º ano conscientizam sobre a importância da preservação da água

9 de outubro de 2018

A partir do tema “Água – fonte de vida”, as turmas do 1º ano das professoras Ariane de Fátima Gonçalves, Darlene Bueno dos Santos, Patricia Aparecida Brigola Vargas D Oliveira e...

SAIBA MAIS+

Alunos do 3º ano apresentam o projeto Eleições na Feira da Cultura 2018

5 de outubro de 2018

Como ensinar o processo eleitoral para crianças de 8 anos? Com esta motivação as professoras Cellem Sansana Ferreira, Kelly Sakata, Lilian Sahd Przytocki e Palloma Santos Delgobo criaram o projeto...

SAIBA MAIS+
Ver mais notícias

Fale conosco

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do mundo Sepam